• Mercês: (41) 3078-4411
  • Cristo Rei: (41) 3027-2400
  • Centro: (41) 3022-5566
  • Kennedy: (41) 3023-2277
  • Whats: (41) 99828-0056
Revendedor Oficial Goodyear
  • 534

Suspensão

Sistema de suspensão do carro, como Funciona?

Os sistemas de suspensão não tendem a ter muita publicidade, mas eles provavelmente são o fator mais importante no dia-a-dia de seu carro. Os fabricantes de automóveis estão sempre ajustando e refinando seus projetos em busca desse ideal indescritível: um passeio perfeito, combinado com um manejo digno de corrida para conforto do motorista. Afinal a suspensão impede aquele “Bum”ou em outras palavras um impacto seco no carro quando está em movimento em estradas de difíceis acesso. Mas como funciona esse mecanismo? E quais suas formas de serem aplicadas?

Suspensão não independente
Um carro com tração traseira geralmente tem um eixo vivo, um tubo que contém ambos os eixos de transmissão (meio-eixos) e as engrenagens diferenciais. Um carro de quatro rodas pode também ter um eixo dianteiro vivo.
Um eixo morto – um feixe rígido – agora é usado na frente apenas em camionetas e caminhões. Alguns carros com tração dianteira possuem um eixo traseiro morto. Um eixo rígido terá molas e ligações para evitar movimentos laterais.

Suspensão Independente
Em vez de compartilhar um eixo comum, cada roda em um carro com suspensão independente é independente do corpo ou subtrama sendo utilizadas diferentes combinações de mola.
Quando as rodas conduzidas são independentemente suspensas, o diferencial é fixado ao quadro e conduz as rodas por eixos de transmissão articulados.

Abaixo dois exemplos de suspensão:

Suspensão do wishbone
Uma suspensão de triangulo duplo. Os Wishbones estão instalados em suas extremidades exteriores para a parte superior e inferior do membro giratório da direção. Os dois garfos de cada espinha de proa se estendem para dentro para girar no quadro. Uma barra de amarração – uma barra estabilizadora – está conectada entre o quadro e a órbita inferior.

Suspensão do braço traseiro
Suspensão do braço traseiro em um carro com tração traseira. O braço está preso ao cubo da roda traseira e se amplia para um V cujos dois braços se estendem para a frente para girar no quadro. O diferencial é fixado ao quadro e os eixos de transmissão possuem juntas universais.

Agora que você sabe como funciona um pouco mais deste artificio, não esqueça que também é necessário a revisão para mantê-lo sempre em dia com seu carro e seu conforto. Por isso a CarPlus está aqui para melhor atende-lo.
Venha visitar uma de nossas lojas (Mercês, Cristo Rei, Visconde) e ser atendido pela melhor equipe de mecânicos de Curitiba, venha para CarPlus!

Texto: Sabrina Marques.

Suspensão
5 (100%) 1 vote

AGENDAMENTO

Agende o dia e horário de sua preferência para ser atendido na CarPlus.

AGENDAR
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS