• Mercês: (41) 3515-1888
  • Cristo Rei: (41) 3515-1890
  • Kennedy: (41) 3515-1630
  • Whats:(41) 99828-0056
Revendedor Oficial Goodyear
  • 47

O que são Pneus Run Flat?

Já ouvimos falar em carros que vendem essa característica como uma grande qualidade. Você sabe o que realmente são pneus run flat?

São pneus que possuem reforços na lateral e no aro de fixação da roda. Em caso de pneus vazios, esses são aspectos que facilitam com que as rodas não fiquem diretamente em cima da banda de rodagem. Dessa forma, o peso do carro fica apoiado nesta camada reforçada possibilitando a rodagem em segurança.

Vamos conhecer as vantagens e desvantagens desse tipo de pneus?

Quais são as vantagens dos pneus run flat?

Pneus run flat possibilitam que o veículo percorra 80km a 80km/h com os pneus vazios, em segurança. Tornando, assim, o estepe dispensável. Com isso o carro ganha em desempenho e economia, pois não terá um pneu extra pesando desnecessariamente.

Os benefícios aqui parecem óbvios, mas é importante esclarecer alguns detalhes: no Brasil é obrigatório carregar algum tipo de equipamento para reparo de pneus murchos.

Segundo a resolução do CONTRAN Nº 540, os veículos com pneus run flat:

Devem ser fornecidos com produto selante para pneus, em quantidade suficiente para o reparo de um pneu, acompanhado de dispositivo que permita insuflar o pneu, à pressão prescrita para o uso temporário, em um período máximo de 10 minutos.”

Por isso atente-se às normas e evite tomar uma multa por não seguir a determinação acima.

E quais as desvantagens?

Nem tudo pode ser mil maravilhas, por isso também trazemos o lado negativo da história.

Como os pneus run flat são mais duros devido ao reforço que eles recebem, o conforto ao dirigir o carro diminui. Ruídos e vibrações aumentam dentro do carro. E isso porque o pneu se torna mais sensível às saliências e imperfeições das estradas brasileiras.

Além disso, o preço aumenta. Esses pneus costumam ser até 40% mais caros que os pneus convencionais por serem mais complexos e trazerem mais elementos na sua estrutura.

Outro ponto negativo desses pneus é que eles não são para qualquer carro. Os pneus run flat são restritos a alguns modelos, pois necessitam de um conjunto de suspensão especial para pneumáticos como estes e devem ser equipados com sensores de pressão.

Esperamos ter solucionado quaisquer dúvidas com relação aos pneus run flat. Procure especialistas no assunto antes de fazer qualquer alteração no carro. Aproveite e faça o seu agendamento e troque uma ideia conosco sobre os pneus do seu carro. 

AGENDAMENTO

Agende o dia e horário de sua preferência para ser atendido na CarPlus.

AGENDAR
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS