• Mercês: (41) 3515-1888
  • Cristo Rei: (41) 3515-1890
  • Kennedy: (41) 3515-1630
  • Whats:(41) 99828-0056
  • Televendas: (41) 3195-2575
Revendedor Oficial Goodyear
20 Dicas para Economizar Gasolina
  • 37

Economize gasolina com essas 20 dicas infalíveis da Carplus

Com o vai-e-vem dos preços do petróleo e essa crise econômica que persiste em ficar por mais um ano, não podemos dar chance pro azar. Toda forma de economizar é bem-vinda, não é mesmo?

É possível cortar gastos desnecessários por todos os lados. Se você não quer abrir mão do seu veículo, mas teme em gastar demais com combustível: calma! Existem formas de você controlar a sede do seu carro, através de manutenção e, até mesmo, na maneira como conduzimos o veículo.

Por essas e outras elaboramos essa lista de dicas infalíveis para você controlar o consumo de gasolina e guardar essas sobrinhas para pagar os boletos. Vem com a Carplus!

Direção do carro

20 Dicas para Economizar Gasolina

Você sabia que a maneira como você dirige influencia diretamente no consumo de combustível?

As primeiras dicas que daremos são indicações de boas práticas para os condutores que querem gastar menos gasolina sem precisar fazer qualquer alteração no carro. Poupe apenas dirigindo melhor. Vamos às sugestões?

1 – Ponto-morto em descida é coisa do passado

Antigamente era comum deixar o carro em ponto-morto nas descidas para poupar combustível, o que deixou de ser verdade há muito tempo. A tecnologia evoluiu e os carros não precisam mais praticar a famigerada “banguela”.

A prática hoje é desnecessária pois a injeção eletrônica dos veículos atuais reconhece que não é preciso gastar gasolina em descidas, cortando, assim, o consumo instantaneamente. Além de inútil, é uma prática perigosa e deve ser evitada.

2 – Calma na aceleração

Um pé direito leve ao acelerar faz com que exija-se menos do motor, que, por sua vez, necessitará menos combustível para trabalhar no torque.

3 – Freie com antecedência

Se há uma placa de “pare”, uma sinaleira ou uma lombada à frente, freie antecipadamente. Além de ser uma dica de direção defensiva, essa prática faz com que o veículo passe menos tempo em aceleração.

20 Dicas para Economizar Gasolina

4 – Respeite os limites de velocidade

É comprovado que um carro consome 20% menos gasolina a 80km/h do que a 100km/h. Por isso saia cedo, programe bem o seu dia e, se houver atrasos, avise as pessoas que chegará atrasado, pelo bem da sua segurança e do seu bolso.

5 – Troque de marchas com naturalidade

O sistema de embreagem do seu carro tem a velocidade correta para a troca da marcha. Motoristas experientes conseguem sentir o momento correto que essa troca deve ocorrer.

Porém, mesmo aqueles que conhecem muito bem o seu carro e têm prática na boléia, para evitar equívocos, é interessante consultar estas velocidades no manual do fabricante. A troca natural das marchas exige menos do carro e do consumo deste.

6 – Esticar uma marcha não é aconselhável

O seu carro dá sinais de que precisa aumentar uma marcha ou diminuir a velocidade. Quando ele começa engasgar ou fazer um ruído muito mais alto que o normal, significa que você está exigindo demais do motor e está esticando a marcha mais do que deveria.

7 – Aprenda a observar o comportamento do seu carro

Acompanhe o painel ou o computador de bordo do seu carro e encontre a naturalidade das marchas e o consumo de gasolina que os equipamentos te mostram.

Alguns veículos vêm com dispositivo que sinaliza o momento da troca da marcha e quando que o seu veículo consome menos combustível. Respeite a engenharia por trás do automóvel.

8 – Vidros fechados

Em velocidade de média a alta, é recomendado que você ande com os vidros levantados. Dessa forma o vento não segura o veículo, tornando-o mais leve e consumindo menos gasolina.

Respeite a aerodinâmica do seu carro também.

9 – Ar-condicionado

Em dias de engarrafamento e calor, é aconselhável que você abaixe os vidros. O ar-condicionado consome 20% a mais do combustível, nessas ocasiões.

O uso do equipamento só é ideal em dias de calor e em velocidades mais altas, como em rodovias. Nesse caso, o acréscimo do peso que o vento que entra pelas janelas abaixadas é mais prejudicial ao consumo do combustível do que utilizar o ar-condicionado.

Inclusive, compressores modernos já não exigem mais tanto do motor como antigamente. Por isso, se for pegar a estrada em dias quentes, opte pelo conforto do ar-condicionado.

10 – Atenção a gasolina adulterada

20 Dicas para Economizar Gasolina

Postos que modificam o combustível são mais comuns do que você imagina. A qualidade ruim é prejudicial para toda a mecânica do seu carro e, além de gastar mais, você poderá ter dores de cabeça lá na frente, na hora que tiver que substituir uma peça ou outra.

Vá aos postos de sua confiança e peça pelo teste de qualidade do combustível. É um direito que você, como consumidor, tem. Pesquise!

11 – Comum ou aditivada?

Essa é uma discussão onde vários especialistas discordam e ainda não foi possível encontrar um acordo. Afinal, a gasolina comum de hoje também leva um pouco de aditivo e é muito difícil perceber a diferença de desempenho entre as duas.

A aditivada, entretanto, garante a limpeza do motor. Ou seja, um motor mais limpo e sem desgaste apresenta um melhor desempenho a longo prazo.

Por isso é importante que você faça testes. Use um tipo de gasolina primeiro, controle o consumo do seu carro e verifique o estado dessas peças após esse tempo. Depois refaça o controle utilizando o outro tipo. O programa Auto Esporte garante que o preço da comum é compensado lá na frente com uma manutenção corretiva precoce.

12 – Não carregue peso morto

O seu porta-malas não é depósito. Tire a tralha e o entulho, mantenha a limpeza do seu carro e não carregue peso desnecessário. Quanto mais leve, menos sede ele irá sentir.

Manutenção para conter gastos

Você sabia que existiam tantas ações que dependiam de você para gastar menos com o seu carro? Imagina o que um bom centro automotivo não pode fazer por você.

Depois dessas dicas relacionadas a como economizar gasolina dirigindo melhor, veja o que a Carplus pode fazer por você para não perder dinheiro em vão e utilizar a mecânica para conter gastos.

20 Dicas para Economizar Gasolina

13 – Fuja das modificações aerodinâmicas do seu carro

Não caia na onda de oficinas que querem empurrar um acessório para o seu automóvel. Aerofólio, rebaixamento, rodas pesadas, som e suportes irão atrapalhar o desempenho do seu carro.

Além do peso extra, o ar projetado no carro em velocidade é redirecionado e acaba prejudicando o dinamismo projetado. Existe uma engenharia por trás do veículo que fez com que o carro utilize toda a sua estrutura da melhor maneira possível.

Se você quer economizar gasolina, não altere o seu carro!

14 – Calibragem

Pneus calibrados significa menos atrito com o asfalto e economia de combustível em 3%, que fazem grande diferença no longo prazo. Tenha o hábito de calibrá-los uma vez a cada 15 dias, pelo menos.

15 – Alinhamento e Balanceamento em dia

Todo esforço a mais que o carro precisa fazer é dispensável e vai de encontro a estratégia de quem quer diminuir o consumo de gasolina.

Ambas as práticas melhoram a dirigibilidade e o conforto para o motorista: enquanto o alinhamento é feito para colocar o carro de volta nos trilhos, o balanceamento aprimora a estabilidade do carro, evitando trepidações desnecessárias.

16 – Bico injetor

Dê uma atenção maior para a revisão do seu carro, especialmente para este componente. O bico injetor é o principal responsável por medir a dosagem de gasolina que o motor precisa.

Consulte o nosso site para agendar já a sua manutenção preventiva!

17 – Filtros de ar e de combustível

Detalhes, porém não menos importantes. São os principais responsáveis por filtrar as impurezas geradas pelo carro. Se essas peças passaram da hora de serem trocadas, a mistura de ar e combustível na câmara de combustão se torna irregular, podendo, assim, consumir mais gasolina que o normal. Consulte especialistas!

Dicas extras

Pensou que acabou? Na Carplus nós fazemos o dever de casa. Por isso aqui vão mais algumas dicas quentes.

18 – Evite horários de pico

Se você tem uma maior liberdade de horários, evite o trânsito. Andar em marcha lenta e acelerar e frear o tempo inteiro são grandes inimigos do poupador brasileiro. Procure andar no meio dos turnos ou então a noite e de madrugada.

19 – Opte por um carro econômico

Se você não é tão apegado a conforto e design, considere trocar o seu carro por um motor 1.0. Dependendo do carro, é possível utilizar um tanque andando diariamente por até 20 dias.

Também há a opção de escolher um carro híbrido, se o 1.0 não for muito a sua praia. Porém, o valor de aquisição e da manutenção deles podem fazer a economia não ser assim tão significativa. Coloque na ponta do lápis!

20 – Consulte as vantagens de outros combustíveis

O preço da gasolina tem assustado os motoristas brasileiros e cada vez mais a procura por outros combustíveis tem aumentado. O uso do GNV e do etanol está apresentando vantagens competitivas à gasolina.

Desvantagens do GNV e do etanol: nem todo carro foi fabricado para funcionar com esses combustíveis, por isso a alteração no carro pode se tornar prejudicial ao desempenho. Além disso, são combustíveis com fraca autonomia (que exigem mais abastecidas) em comparação com a gasolina.

Vantagens: o preço é muito mais baixo e, se o comportamento do carro e o consumo do combustível forem testados e aprovados pela sua mecânica de confiança, pode ser uma solução mais vantajosa para o bolso. O GNV em especial apresenta a vantagem da redução do IPVA, que no caso cai de 4% para 1,5%.

20 Dicas para Economizar Gasolina

Gostou das dicas? Salve este artigo nos seus favoritos ou no seu e-mail e envie para as pessoas que precisam saber que há várias técnicas para poupar combustível.

Lembre-se de aplicar as boas práticas na direção do seu carro e de deixar a manutenção em dia para economizar gasolina. E conte com a Carplus para solucionar os problemas do seu automóvel e evitar dores de cabeça no futuro.

Esperamos que você consiga sentir uma melhora no bolso e que essas sugestões sirvam de alento em dias de crise como os que vivemos.

AGENDAMENTO

Agende o dia e horário de sua preferência para ser atendido na CarPlus.

AGENDAR
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS